Pular Navegação (s)
06/02/2023

Correr na esteira melhora a performance?

 

Correr na esteira melhora a performance?


É, meus amigos, o impossível aconteceu.

Quem diria, eu, logo eu, o entusiasta da rua e das montanhas escrevendo um artigo sobre "correr na esteira".

A grande verdade é que com o tempo a gente aprende a ser versátil.

Mas, passada esta introdução lamuriosa, simbora para nossas questões que são mega importantes e todos queremos saber: 

Correr na esteira pode melhorar a performance?

Correr na esteira ajuda a evitar lesões?

A esteira pode ajudar a melhorar a passada e mecânica da corrida? 

Vamos começar falando sobre quais as vantagens de correr na esteira?

Bem, vamos começar falando do clima.

Você pode tirar tanto proveito dos dia frios e chuvosos, onde você não está a fim de um vento gelado cortando o rosto ou da chuva. A verdade é que nem todo dia estamos a fim de "lavar a alma" e nestes dias preguiçosos a esteira pode ser uma grande aliada.

Da mesma forma para os dias que queremos fugir do calor extremo.

Embora eu não recomende mas a verdade é que pode se tornar agradável estar em um ambiente com a temperatura controlada.

Neste ponto, ao menos para mim, permita-me, prefiro o sol me torrando inteiro e a vitamina D penetrando em cada poro de minha pele.

Ganho de Performance: Neste ponto quero falar sobre a facilidade de manter ritmo entrando no tão falado tema de hoje em dia "correr leve para correr mais rápido" a esteira pode ser uma grande aliada. Alí, querendo ou não, você vai estabelecer o ritmo definido de seu treino e ponto final. Aqui os indisciplinados como eu, acabam seguindo a risca o treino leve. Havendo disciplina, virá o resultado.

Da mesma forma o ritmo forte. Ela pode ser grande aliada quando queremos manter um ritmo no treino de tiros, fazer um progressivo e até buscar um RP. Obviamente nunca considere o seu tempo de esteira para a rua. Qualquer corredor um pouco mais experiente já sabe que isto mudará drasticamente nos desafios naturais do outdoor.

 Ajustar a passada: Também pode ser uma grande aliada neste ponto. Olhando para experiência que já passei, ela foi usada em um trabalho conjunto com uma fisioterapeuta para ajustar minha passada e também para prevenção de lesões.

Outra boa vantagem é poder usá-la para retornar aos treinos depois de alguma lesão, visto que ela terá menos impacto que a corrida no asfalto e vc ainda pode ajustar o ritmo dentro do que seu treinador pedir.

E as desvantagens?

A primeira é: custo.

Neste ponto, custo é custo, mas a maneira que você o encara pode ser muito relativo. Se eu considerar que isto pode me ajudar a ter saúde e com isto não gastar com remédios no futuro, além de me promover qualidade de vida, então podemos considerar investimento.

O segundo e dois únicos que achei foi: Monotonia.

Este você também pode transformar em seu aliado, uma vez que vencendo esta barreira, você estará criando "força mental", o que é muito importante em uma competição. Se você colocar metas de 1 treino por semana e for aumentando o tempo e distância, gradualmente, pode ser um belo exercício para a mente.

Dica de Ouro:  🥇

A minha dica de ouro e, para mim, valiosa é: Utilize-a para treinos de subidas.

Sim, eu sei que vc não conseguirá simular intempéries de uma prova trail, como raízes, degraus, terreno e etc, mas você pode trabalhar resistência, força, mente, musculatura.

Em falando de provas de subida em asfalto ou estradão, até muito famosas no Brasil como Up Hill Marathon, BR135, UAI, Maratona de Votorantim, Maratona de Sorocaba, você pode levar grande vantagem no treinamento.

A minha dica mais avançada seria você pegar o estudo do percurso com algum amigo (caso não tenha no site da prova), pegar a inclinação do percurso e distância e simular isto na esteira, uma vez que você pode controlar este ponto de dificuldade.

Se conseguir, sempre trabalhe com uma inclinação um pouco maior que da prova.

O treino é a prova, meu amigo, e a prova é a festa!! 🥳🥳

E...é isto. Espero ter conseguido dividir um pouquinho destas experiências com vocês e, quem sabe, você não dá uma chance também para a "passadeira torturadora".


Bons treinos por aí e até a próxima.

(11) 2625-2999