A corrida CURA!
A corrida CURA!
Quando comecei a correr foi por saúde e estética.
Mal sabia eu que encontraria na corrida algo muito maior.
Com o tempo, percebi que a corrida trazia consigo muitas outras curas.
Com os pesares e dissabores da vida, acabou que encontrei neste esporte o suporte e alegria para suportar dores da alma, depressão, fadiga mental, estresse e problemas emocionais.
A grande verdade é que a corrida cura.
Bem da verdade também é que todo esporte pode trazer isto, mas não vi nenhum ainda que traga de maneira tão simples e democrática, de forma tão simplória e ao mesmo tempo tão desafiadora uma cura. Sim, uma cura tão sussinta e tão verdadeira, que acaba realmente te abraçando.
Com o passar dos anos, além de entender isto, conheci muitas histórias de pessoas que venceram vícios e depressões com a corrida.
Pessoas que conseguiram se livrar de vícios com drogas, problemas sexuais, síndromes do pânico, entre outras dolorosas e tratadas a remédios controlados, partindo para uma completa liberdade.
Há ainda muito que de estudar sobre e, infelizmente, pouco é recomendado por médicos aos seus pacientes. Quando o é, de forma muito genérica, não direcionando de forma mais incisiva e não há uma imersão no tema.
Mas fato é que nós, os corredores, vemos isto acontecendo DIARIAMENTE! Todos os dias, semanas, vemos e ouvimos histórias de pessoas libertas e transformadas por este esporte.
A corrida é uma das formas mais fáceis do corpo liberar endorfina (hormônio que reduz o estesse) e serotonina (hormônio da felicidade).
Quando a corrida se torna prejudicial?
Também é fato e preciso confessar que quando fico dias sem correr, meu humor se altera.
Isto não é bom e não é algo que gostaria (óbvio), mas acontece.
Não é algo que me incomoda tanto pois posso resolver isto facilmente, sempre arrumando um tempinho na agenda, mesmo que apertada, para cuidar da parte mais importante.
Quando nos conscientizamos disto, sabemos que existe um porquê e é muito importante. Se estou bem, posso ajudar todos ao meu redor e se não estou, pouco ou nada conseguirei fazer pelos que amo.
As histórias de cura:
Enquanto termino este artigo o sr Davi acaba de ser campeão de uma prova de 24 horas em pista, com 215 Kms.
Sim, ele rodou durante 24 horas sem parar, dando voltas em uma pista de 400 metros e durante este tempo ele atingiu a marca de 215 kms rodados.
Isto por si só já é um feito de super-humanos.. não fosse o fato do sr. Davi ter 63 anos. 😱😱
Esta é a idade que nos imaginamos andando mais lentamente, já reduzindo a velocidade na vida. Ela não se aplica ao sr. Davi. Não o conheço pessoalmente mas pelo visto, demoram mais algumas décadas para chegar neste desenho de velhice que temos em nossa cabeça.
Se você rodar algumas matérias acima, encontrará histórias já contadas de quem venceu a obesidade, a depressão... Fato é que me faltariam páginas para tantas histórias que surgem todos os dias.
Em nosso meio, elas já se tornaram comuns. Pessoas que venceram o alcoolismo, drogas, vícios... Mudaram sua vida, seu estilo, seus hábitos e se tornaram saudáveis, satisfeitos consigo mesmo e alegres.
Eu conheço muitas histórias de vitória na corrida, mas gostaria muito de poder contar a sua.