Pular Navegação (s)
21/12/2022

05 Provas Trail para fazer no Brasil.

Nestes anos todos correndo por vários cantos do Mundo, resolvi separar 05 provas Trail que indicaria para todo corredor, seja este avançado ou iniciante, para correr no Brasil.

Antes preciso divagar sobre o porquê resolvi me aventurar pelas trilhas.
Sempre gostei de aventuras, e quando comecei a correr logo vinculei o fato de quê subidas ajudam a criar resistência
Pensando assim sempre treinava subidas para as distâncias que queria evoluir na corrida.
Se queria correr 10 Kms, corria 5 ou 6 em subidas.
Se ia para São Silvestre, tinha de treinar subidas.
Meia maratona, a São Silvestre seria um teste e tanto... Bem, nem preciso dizer que  quando quis subir a distância para Maratona, as provas de montanha de 21 kms eram o treino perfeito para adquirir resistência.
Mal sabia eu o que iria enfrentar e o que estava por vir. 🤣🤣
Após longos anos correndo em tudo quanto é canto, estas provas foram selecionadas com todo carinho para vocês.
Levei em consideração alguns critérios para nota:
✓Distâncias
✓ Nível de desafio (altimetria e clima)
✓ Tipo de terreno
✓ Organização da prova (nível do kit, percurso, sinalização e estrutura)
✓ Hotelaria
✓ Turismo (atrações e gastronomia)

 

LÁ MISION


Esta é a prova "mãe" do Trail no Brasil.
Realizada em Passa Quatro MG, cidade considerada a meca do Trail Nacional, a prova ocorre em agosto, em clima geralmente seco do inverno e de alta temporada de montanhas.
A região fica localizada a 231 kms de São Paulo, 436 de Belo Horizonte e 266 kms do Rio de Janeiro.
Acomodada gentilmente entre as altas montanhas da Serra da Mantiqueira, entre elas as mais altas do país, como Pico do Itaguaré e Marins, é um reduto de grandes atletas, escaladores e tribos de trilheiros.
As distâncias são: 15, 35, 50 e 80 Kms.
O Nível do desafio para quem quer se aventurar nas distâncias mais longas é dos mais desafiadores, deixando muitos competidores pelo caminho. Para quem quer iniciar no Trail, os 15 kms acondiciona bem a experiência e é um desafio bem palpável.
Nível do desafio: "Alto", pelo fator de enfrentar o maior desnível geográfico do país, além de nas distâncias de 50 e 80 kms passar pelo 4° pico mais alto do Brasil, a temida, tanto quanto linda "Pedra ds Mina"
O terreno é quase todo por trilhas de bosques, montanhas, alguns poucos trechos de asfalto e estradas de terra. Geralmente seco por ser uma época de poucas chuvas.
Estrutura da prova: o kit vem cheio de mimos, com direito a um Fleece de finisher, cerveja personalizada com seu nome... Muito bacana realmente.
A estrutura de marcação é boa e o percurso de encher os olhos e o coração.
Hotelaria: Regular. Há poucas opções na região e você tem de se antecipar para conseguir vaga nos hoteis e pousadas.
Turismo: A grande atração da cidade é o trem "Maria Fumaça" que sai de sexta, sábado e domingo com destino a divisa de estado entre SP e MG. No caminho você passeia pela história da revolução de 1932 e pode comprar queijos, doce de leite.. tudo que vai te fazer sentir-se mais ainda em Minas.
Montanhas e cachoeiras é o que não faltam.
Na parte de gastronomia eu considero regular. Sempre tive dificuldades para encontrar um bom lugar para uma refeição farta e com variedades. É tudo muito básico e até chocho, diria.
No mais, vale muito a pena ter esta aventura em sua estante de recordações.

 

BRASIL RIDE


Uma das provas mais tradicionais do Trail.
A prova acontece em Botucatu, interior de SP e em uma região incrível.
A cidade também respira esportes.
O clima de calor e os espetáculos dos pores dos sol traz uma energia espetacular para prova.
A prova conta com várias distâncias: 6, 15, 32 e 70 Kms.
Os desafios desta prova para mim são: Em primeiro lugar o sol. O calor te castiga o tempo todo e os cuidados para não ter uma desidratação severa são imprescindíveis. Depois, o que me encanta são as mudanças de terreno. Em uma mesma prova você corre por estradas de terra, trilhas técnicas, atravessa riachos, asfalto quente, trilhos de trem e pasto, muito pasto.
Tudo isto torna a jornada um espetáculo.
A prova conta com um kit bem básico mas com uma organização impecável. Já corri algumas edições e nunca tive problemas com nada.
Hotelaria: A cidade e região contam com uma estrutura forte. Há hoteis com piscinas aquecidas, tobogãs, e tudo isto com preços acessíveis.
Para passeios você tem toda Cuesta Botucatu para explorar, locais de salto de asa delta, observatórios. A noite há bons restaurantes para um vinho, uma cerveja e uma gastronomia muito bacana.

 

LADEIRAS TRAIL


Como esta organização tem um circuito, vou falar simultaneamente de 3 etapas que gosto bastante: Suzano, Extrema e Ubatuba.
Aqui há muita história de amor envolvida, já que eu nasci e cresci no bairro da Penha, em São Paulo, e foi lá onde nasceu como treino o circuito Ladeiras da Penha, que depois se tornou Ladeiras Trail.
Distâncias: 7,14,21 e 32 Kms. Geralmente estas são as distâncias das provas. 1 ou 2 kms para mais ou para menos.
Desafios: Terrenos bem técnicos e umas "pirambas" que só LADEIRAS sabe ter.
A prova sempre procura inovar nos kits, colocando viseira, bandana, bonés e manguitos.
Você vai adorar desfilar com as camisetas da prova e com certeza vai querer ter mais alguma de outras etapas ou coleção. Aqui por São Paulo, acredite, elas colocam respeito. Rsrs...
Estrutura de arena sempre bem organizada e o pós prova termina em frutas e premiações com uma vibe maravilhosa.
Das cidades: Suzano é um município muito próximo a São Paulo, então se você não é da região, pode se hospedar por São Paulo ou Guarulhos, aproveitar tudo que há numa das maiores metrópoles do Mundo, e no dia sair cedo para sua prova.
Dispensa comentários as possibilidades do que fazer em São Paulo.
Extrema: A cidade fica a 100 Kms de São Paulo e é a divisa de estados entre SP/MG.
Aqui você encontra muito charme nos hotéis e pousadas e te recomendo desfrutar desta estrutura.
A cidade tem uma ótima gastronomia e uma noite muito agradável.
Montanhas e pontos turísticos de contemplação é o que não faltam.
Ubatuba: Ahh, Ubatuba.
Uma cidade litorânea na divisa entre SP e RG. Esta região conta com praias simplesmente paradisíacas, ilhas, praias desertas e selvagens... Um paraiso a ser explorado.
Prepare-se para escorregar bastante nas trilhas lamacentas e leve muita hidratação, pois o clima úmido da Montanha na região de praia é sem igual.
A gastronomia é a típica de praia, então tem de tudo, desde os restaurantes baratos até os mais requintados de frutos do mar.

 

EVOLUTION


Esta prova sempre teve etapas na Mantiqueira muito legais mas agora vamos falar da principal: Evolution Itatiaia National Park, em Itatiaia RJ no 1° Parque do Brasil nas
Distâncias: 6, 12, 21 e 64 Kms.
Essa etapa teve sua primeira edição em 2022 e foi um sucesso!
Ela passa por locais inéditos, nunca antes explorados em provas, visto ser áreas preservadas pelo Parque Nacional do Itatiaia.
A maior distância passou pela "Travessia da Serra Negra, Pico dos Agulhas Negras, Rebouças e desce a travessia Rui braga que liga a parte baixa. Um verdadeiro show de imagens, com temperaturas negativas e encontro com animais silvestres no caminho como quatis, macacos e até o famoso Lobo Guará . A prova rendeu até uma belíssima reportagem no Esporte Espetacular (link).
O grande desafio dessa prova são as trilhas bem técnicas e a altitude dos Agulhas, acima de 2.700 mts.
Os percursos 6, 12, ou 21 possuem menor grau de dificuldade, pois nessas distâncias você não pega o Pico das Agulhas Negras,  contudo as belezas permanecem.
Prepare-se para cruzar muitos riachos, sorrir e contemplar tudo que a natureza tem para nós oferecer o tempo todo.

Estrutura e kit: Nível elevado, com camiseta de alto padrão, Fleece, copo muito louco, estrutura de alimentação.. impecável!
Hotelaria: FANTÁSTICO!!!
Opções não faltam, você terá no parque Nacional do Itatiaia, parte baixa e parte alta e na cidade ao lado, Penedo, que é considerada a "Finlândia brasileira", a terra do Papai Noel!
Lá é Natal de janeiro a janeiro. Uma rua central repleta de bares, restaurantes, atrações.
De dia você tem passeios de  quadriciclos, cavalos...
Hotelaria: Também excepcional, desde opções mais modestas até as mais requintadas, inclusive com "all incluse".
Para mim disputa lugar fácil entre as 3 mais belas do país.

 

LPTR


Esta prova de "sopa de letrinhas" é bem raiz e bem característica do Trail.
Primeiro vamos decifrar isto, se não você vai morrer de curiosidade: Loucos por Trail Running
As distâncias: 7, 12, 21 e 42 kms
Mas não se engane. O local onde a prova acontece é tão lindo quanto duro.
Localizada em Pindamonhangaba, a largada é ao pé da montanha e você corta a Serra de Campos do Jordão por ela, chegando ao pico do Morro do Camelo.
Uma travessia linda e duríssima, com alto nível de altimetria acumulado e um terreno muito técnico. A região geralmente é lamacenta e vai exigir bastante, mas promete proporcionar uma experiência única.
O kit é básico mas sempre fom alguma surpresa boa de brindes dos patrocinadores.
Tive a oportunidade de correr a primeira edição e mais uma e é sempre uma grande festa e uma vibe incrível. Você encontra atletas de alto nível e de todo Brasil.
A hotelaria na região do Vale do Paraíba é muito boa e tem ótimas opções.
Como turismo eu recomendo fortemente que você dê uma "esticada" até Campos do Jordão. Sempre compensa passear pelas ruas desta belíssima cidade, tomar um chocolate quente a noite ou comer um fondue, mas já aviso, diferente de Penedo, não é baratoz mas vale a experiência.

 

Assista também nosso vídeo no Youtube

 

E estas foram as dicas iniciais. Fiquem ligados pois teremos muitas tantas outras neste ano de 2023. 😉

(11) 2625-2999